Arte e Viagens - parte 2



Além do aprendizado com os grandes mestres como escrevi na postagem anterior (leia aqui), ter a oportunidade de produzir meu trabalho em ambientes diferenciados facilita o exercício de um olhar mais atento às sutilezas do ambiente ao tentar capturar a atmosfera local.
Acrescenta-se ainda a possibilidade de expandir a experimentação de novas técnicas com a disponibilidade  de materiais recém-lançados e/ou ainda não disponíveis no mercado nacional. Estou sempre procurando materiais de alta qualidade para trabalhar, para mim não só o resultado imediato como também a permanência é importante.Afinal, eu desejo que meu trabalho sobreviva por muito tempo.
Pintar a óleo em viagem pode apresentar algumas dificuldades desde a limpeza dos pincéis utilizando solventes em ambientes inapropriados, com pouca ventilação, como quartos de hotel  até o acondicionamento e  transporte das obras que ainda não secaram. Como se sabe, o tempo de secagem da pintura a óleo está subordinado à muitas variáveis ( possivelmente, em uma outra postagem  falarei mais sobre isto)

Em busca de um caminho ecologicamente correto e mais viável para estas circunstâncias, há alguns anos experimentei as tintas a óleo solúveis em água. Testei as da Winsor and Newton (Artisan), as da Talens H2oil e Grumbacher Max. Nenhuma delas me satisfez por uma razão ou outra.No quesito concentração de pigmentos, por exemplo, todas as marcas mostraram-se aquém de uma tinta da linha profissional.

Cobra Solvent Free - 

Este ano fui apresentada em Amsterdam à Cobra Solvent Free, lançamento da nova geração da Royal Talens miscível em água. Estas tintas são fabricadas tanto na linha profissional(Cobra fine) quanto na de estudante (Cobra study). Eu testei apenas a linha profissional.
Pintando no Jardin de Tulleries - Paris
Sandra Nunes
Fiquei positivamente impressionada com a qualidade desta tinta e o fato de não utilizar solvente foi um bom diferencial.Ao contrário do que se pode pensar, não há água em sua composição, a princípio ela se comporta de maneira diferente das tradicionais, mas após a compreensão de seu manuseio na paleta e na tela descortina-se um novo mundo e o resultado nada fica a dever.
Todas as minhas pinturas em viagem são feitas alla prima, trabalhos finalizados em uma só sessão.




Há alguns mediuns auxiliares para trabalhar com esta tinta, mas ainda não os testei. Todos os trabalhos desta viagem foram executados  com a tinta pura e pouquíssima água para diluir inicialmente.

Sandra Nunes
Pintando em  Honfleur,
Normandia

Sandra Nunes
´Pintando em  Honfleur,
Normandie



Leia a primeira parte de Arte e viagens aqui

Continuo este assunto na próxima postagem... 



Posted bySandra Nunes at 21:32  

0 comments:

Postar um comentário

 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru